Início » Blog » Bioenergética » O que significa “Bioenergética”?

O que significa “Bioenergética”?

O que significa "Bioenergética"?
Compartilhe:

O que significa o termo “Bioenergética”? A que tipo de energia nós, terapeutas bioenergéticos, nos referimos? Essa é uma pergunta que eu recebo bastante, por isso resolvi escrever um pouco sobre para desmistificar a relação entre Análise Bioenergética e energia.

A Análise Bioenergética é uma vertente da Psicologia Corporal que trabalha mente e corpo como uma unidade, de maneira científica, conseguindo, assim, apreender o ser humano em sua complexidade.

Dessa forma, a Análise Bioenergética segue um paradigma muito diferente das “terapias holísticas” e “pseudociências”, ao contrário do que muita gente acredita.

Sempre digo isso, mas é importante reforçar: mesmo que trabalhe mente e corpo, a Bioenergética NÃO promete curas milagrosas. Tome cuidado com “terapeutas” e “analistas corporais” que se vendem dessa forma!

A energia na Bioenergética

Wilheim Reich, o pai da Psicologia Corporal, dedicou sua vida a estudar os processos energéticos do organismo vivo, inspirado pela teoria da economia sexual, da psicanálise.

Freud – de quem Reich foi discípulo – falava muito de energia libidinal. Foi essa energia que ele tentou mensurar e entender o funcionamento.

Partindo dos estudos de Reich, somado ao avanço da neurociência que temos hoje, entendemos que para sustentar qualquer processo vivo, é preciso produção de energia celular.

A energia produzida dentro das células faz parte do metabolismo.

Para o funcionamento do metabolismo energético, é preciso três condições:

  1. Respiração
  2. Movimento
  3. Alimentação

Relação entre respiração e movimento

É a partir da troca gasosa, ocorrida no processo de inspiração e expiração, que a célula consegue modular sua energia. Uma respiração mais ampla significa maior taxa de oxigênio no sangue.

Por isso, quando respiramos superficialmente, a produção de energia em nosso corpo é reduzida, por exemplo.

É princípio de toda terapia corporal trabalhar muito com respiração!

Quando falamos em movimento, nós estamos falando de produção de energia celular para sustentar o estresse gerado nos músculos.

Mas como isso ocorre?

Pensando na forma que usamos os movimentos nas sessões de bioenergética, todo exercício trabalha com o princípio de pulsação do corpo, ou seja, sua capacidade de contrair e expandir.

Quando contraímos uma musculatura, geramos estresse naquela região. Para aliviá-lo e resultar no relaxamento, nosso Sistema Nervoso Autônomo (SNA) manda comandos de vasodilatação para as células musculares, para irrigar a área sob tensão (percebam o papel fundamental da respiração, para melhor oxigenação e, logo, energização dessas células).

Nessa resposta do corpo, pode ocorrer o movimento involuntário da vibração.

A vibração é uma resposta neurovegetativa de descarga, cujo fim é fazer as células musculares produzirem energia para sustentar o estresse.

Os exercícios de Bioenergética levam o corpo a um estado de estresse, na tentativa de trabalhar com a musculatura que foi ficando cronicamente tensionada ao longo de nossa história de vida.

A contração é o movimento voluntário que fazemos, que pode gerar o movimento de vibração involutário do músculo.

Com isso, trabalhamos a capacidade de autorregulação do corpo, que pode entrar em estado de vibração, na busca de uma descarga parassimpática e consequente relaxamento da tensão muscular.

Ou seja, o termo “bioenergética” não foi cunhado à toa, levando em consideração as sensações “puras” que o terapeuta bionergético sente durante os atendimentos.

Sua base é em resoluções científicas do estudo da fisiologia do organismo vivo!

Gostou de saber o que significa “bioenergética”? Comente a que você achava que se tratava e compartilhe esse post com quem precisa saber mais sobre esse tema. 🙂

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *