Projetos

Grupos de Movimento

Você está em:
Início » Projetos » Grupos de Movimento

Os Grupos de Movimento são uma forma de atuação no corpo, derivado dos atendimentos individuais e grupais da Análise Corporal Bioenergética, de tal forma que os exercícios que os compõem são próprios das Psicoterapias Corporais.

Criados e divulgados por Leslie Lowen (esposa de Alexander Lowen), possuem também influências de outras áreas, tal qual a dança, o canto, a educação física, a fisioterapia, o yoga, diversas técnicas orientais etc.

O que diferencia os Grupos de Movimento das demais práticas corporais é o movimento “com a intenção de”. De tal forma, eles possuem como objetivo a promoção da conscientização e sensibilização corporal.

É importante pontuar que os Grupos de Movimento não têm como finalidade o aprofundamento nas questões individuais de cada paciente, pois não há espaço para intervenções e interpretações por parte da pessoa mediadora, típicos de um processo terapêutico analítico.

Benefícios dos Grupos de Movimento

Atualmente, os Grupos de Movimentos encontram muita ressonância e força no território brasileiro, mais do que nos demais países que possuem comunidades de Psicoterapias Corporais.

Nesse sentido, Bromberg (1986) realizou uma pesquisa comprovando os seguintes resultados dos Grupos de Movimentos: 

  • Relaxamento das tensões musculares, com sensação de bem-estar; 
  • Aumento da capacidade respiratória de nível energético; 
  • Aumento da possibilidade de sentir a si próprio; 
  • Melhora na postura. 

Dessa forma, a pesquisa apontou fortes indicadores de que o trabalho corporal psicologicamente orientado (Grupos de Movimentos) permite a ocorrência de mudanças terapêuticas, tais como:

  • Alcançar o bem-estar;
  • Prevenção do estresse;
  • Aumento da percepção das expressões emocionais;
  • Estímulo do potencial energético do corpo.

Por fim, é importante pontuar que a constituição grupal tem a possibilidade de oferecer suporte social, trocas afetivas, rede de cuidados, comunicação aberta e solidária, e, por isso, é propício para um sentimento de coesão e apoio, fundamentais para o enfrentamento da realidade. 

O suporte social é sobretudo um suporte afetivo.

Quer saber mais?

Envie uma mensagem receber novidades sobre as próximas edições dos Grupos de Movimento.

Referências

GAMA, Maria Ercília Rielli; REGO, Ricardo Amaral. Grupos de Movimento: consciência e expressão de si através do corpo. Cadernos Reichianos, São Paulo, 2ª Ed, 1996. 

LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo: Summus, 1982.

BROMBERG, M. H. P. F. A função terapêutica do trabalho corporal: o ponto de vista psicológico. 1986. 408p. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.